sábado, 22 de novembro de 2008

Paixão X Amor

A primeira vista essas duas palavras parecem ter o mesmo significado, mas basta olhar atentamente para identificar as diferenças.
Primeiramente, existe paixão sem amor e até existe amor sem paixão, só que este dificilmente dura...
Você pode sentir essas duas coisas por duas pessoas diferentes, como pode, perfeitamente, sentir as 2 por uma pessoa só (o que é o ideal).
Quando penso na Paixão me vem uma palavra a cabeça: arrebatadora.
É aquilo que vem de onde você menos espera e te leva pra onde você menos imagina. Simples e claro, não?
Paixão é você imaginar uma determinada pessoa e sentir seu corpo mais quente, seu coração acelerado; é ver faíscas saindo ao encontrar um outro alguém, sem que nada demais precise ser feito.
Paixão é aquela dúvida gostosa da companhia incerta do sábado a noite; esperar o celular tocar o dia todo, e ele só tocar quando você já desistiu de esperar.
Enfim, paixão é o gostinho daquele chiclete que você A-M-A mas nem lembrava como era, só que, geralmente, nós sabemos que o gosto desses chicletes nunca duram muito...
Uma vez escutei o seguinte "quando você acha alguém maravilhoso, sem defeitos, perfeito e que não erra, isso se chama paixão. Quando você percebe que quem está ao seu lado tem muitos defeitos, é um ser humano comum mas gosta da pessoa mesmo assim, isso é amor."

Ah, o amor... Esse é um pouco mais complexo.
É aquela segurança que todo mundo precisa, a certeza de dias de carinho, discussões (afinal, ninguém é perfeito no amor, lembra?), certezas e mãos dadas debaixo das cobertas.
Amor é aquele sonho de comprar um cofre de porquinho e ir guardando o troco do pão (juntos); é querer casar e ter um cachorro chamado Billy; é ter por quem esperar no final da tarde.
Amor é aquele beijo sincero, o carinho nos cabelos. Amar é não se preocupar em como está seu cabelo ao acordar; é não querer saber se a pessoa do seu lado está bagunçada, afinal, você a ama.

Resta a cada um de nós saber o que prefere ou saber unir as duas coisas em uma só. Talvez esse seja o segredo da felicidade.

E você, o que escolheria?

"Eu sei a palavra que você deseja escutar
Você é o segredo que eu vou desvendar
Você acertou o pulo quando me encontrou"

5 comentários:

Arthur Hugo disse...

Guardar o troco do pão é nova pra mim!

Depois de ler o que você escreve, sempre tenho a vontade de perguntar com quem você aprendeu a descrever essas coisas. Mas, talvez, a resposta seja simples: sentir.

Eu não acho que nos é dada a liberdade de escolher o que sentir, entre os dois. Podemos é preferir um a outro, creio. Bom, eu quero os dois num só. Um mantendo o outro e sustentando o equilíbrio caso algo saia do previsto!

Felicidades!

Ander disse...

A paixão é, realmente, uma avalanche de emoções.

Anônimo disse...

Adorei o post!
Poxa, falar sobre amor e paixão é complexo e admiro a forma como você falou.
Adorei o blog e voltarei, ok?
Abraços.

Anônimo disse...

Olá Nati, essa é a minha primeira visitinha ao seu blog, o achei através do blog da Bárbara Prioli. Bom, quanto ao post acima, não tenha dúvidas de que dissecou bem o assunto, e deixou bem claro o que um sentimento, e outro. Parabéns pelo ótimo conteúdo, viu!

Roberto Sena
www.sampameulugar.wordpress.com
www.blogdosirmaos.com

Mila. disse...

Oi Nat!
Desculpa a demora pra responder seu comentário, é que quase não entro no blog! hauhauahuah
Vou te adicionar também, viu?
beijao! :*